O "Programa Cultura ACP-UE - Créer en Afrique Centrale" lança o terceiro convite à apresentação de propostas

Programa ACP-EU CULTURE - Créer en Afrique Centrale lançou o seu terceiro convite à apresentação de propostas para apoiar as indústrias culturais e criativas da África Central (CCI) como como agentes económicos, sociais e culturais, com o intuito de aumentar os rendimentos económicos do setor criativo, promover a criação de postos de trabalho sustentáveis no setor cultural e melhorar o acesso, o reconhecimento e a promoção dos artistas e do seu trabalho.

O convite à apresentação de propostas está aberto a organizações legalmente registadas num dos seguintes países: Camarões, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe e Chade.

Este convite à apresentação de propostas contém três lotes. As propostas só podem ser apresentadas para um dos lotes seguintes:

  • Lote 1: Projetos que visam melhorar a criação e produção de bens e serviços culturais, apoiar o acesso ao mercado e a divulgação de bens e serviços ou promover a educação para a imagem junto do público, em particular dos jovens.
  • Lote 2: Projetos transnacionais destinados a promover a mobilidade de artistas e operadores culturais e criativos.
  • Lote 3: Projetos destinados a desenvolver competências e ferramentas para apoiar as ICC nos sectores bancário, financeiro e de investimento na África central. 

O montante indicativo disponível para este convite é de 1.200.000 euros. As subvenções solicitadas devem situar-se entre 15.000 e 70.000 euros para os lotes 1 e 2 e entre 15.000 e 115.000 euros para o lote 3 e devem ter uma duração entre 8 e 12 meses.

Em função dos objetivos do projeto, as organizações são convidadas a tomar em consideração a diversidade de necessidades a cobrir em termos de formação, apoio à produção, difusão e acesso à cultura, tendo igualmente em linha de conta critérios de sustentabilidade, estruturação dos setores e viabilidade da dimensão financeira do projeto, tal como os limiares de cofinanciamento indicados no convite. As propostas podem ser redigidas em inglês, francês, espanhol ou português. A prazo de apresentação é quinta-feira, 22 de dezembro, ao 11.59h meio-dia (CET)O novo prazo para apresentação é terça-feira 10 de Janeiro de 2023 às 11:59 (GMT)

Se desejar mais informação sobre o convite à apresentação de candidaturas e quiser aceder aos documentos a apresentar, carregue aqui.

O consórcio organizará duas sessões de informação online para explicar as regras de participação e os aspectos gerais do convite à apresentação de candidaturas. A primeira sessão terá lugar a 3 de novembro (Clique aqui para se registar) e a segunda a 17 de novembro (Clique aqui para se registar).

 

O programa ACP-UE CULTURA - Créer en Afrique Centrale é cofinanciado pelo Programa ACP-UE Cultura, uma iniciativa conjunta da União Europeia e da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), cujo mandato é estimular o potencial do setor cultural e criativo e a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconómico dos países ACP. Créer en Afrique Centrale é implementado pela InterartsCulture et Développement, a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), e o Institut National des Arts de Kinshasa. Os parceiros associados ao projeto são: o Centro Regional de Artes Vivas em África - CERAV/ÁfricaArterial Network e Cidades e Governos Locais Unidos de África (UCLG África).

Share this Post