Aprecentaçao

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Prazo para a apresentação: terça-feira, 8 de junho de 2021

O projeto Créer en Afrique central tem por objetivo apoiar as indústrias culturais e criativas (ICC) na região da África central. Estas indústrias são um catalisador para o desenvolvimento socioeconómico sustentável uma vez que são suscetíveis de reforçar capacidades profissionais e proporcionar um ambiente propício para um melhor acesso aos mercados. As ICC devem ser entendidas como ferramentas que promovem a coesão social, inclusão e criação de emprego, incluindo junto dos grupos vulneráveis.

O projeto Créer en Afrique central  lança um convite à apresentação de propostas com o intuito de apoiar projetos de desenvolvimento nas indústrias culturais e criativas (ICC), em virtude de serem intervenientes económicos, sociais e culturais. Estes projetos procurarão alcançar resultados sustentáveis e promover o estabelecimento de cooperações.

Este convite à apresentação de projetos é composto por quatro eixos prioritários. As propostas devem especificar a que eixo ou eixos correspondem:

  • Eixo 1: projetos destinados a melhorar a criação e a produção de bens e serviços, bem como aumentar o seu número e qualidade.
  • Eixo 2: projetos destinados a apoiar o acesso ao mercado e divulgação de bens e serviços.
  • Eixo 3: projetos destinados a promover a educação para a imagem entre o público, especialmente junto dos jovens.
  • Eixo 4: projetos destinados a favorecer o acesso ao financiamento através de mecanismos inovadores.
 

Para efeitos deste convite à apresentação de propostas, serão elegíveis os projetos apresentados por chefes de projeto que sejam organizações (públicas ou privadas), legalmente registadas num dos seguintes países: Camarões, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe e Chade.

Qualquer subvenção solicitada no âmbito deste convite à apresentação de propostas deve ter um valor compreendido entre um mínimo de 35.000,00 euros e um máximo de 105.000,00 euros. O montante indicativo disponível para este convite à apresentação de propostas é de 1.050.000 euros.

O projeto «Créer en Afrique centrale» é cofinanciado pelo Programa ACP-UE Cultura, uma iniciativa conjunta da União Europeia e da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), e implementado pela Interarts, Culture et Développement; a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC); e o Institut National des Arts. Os parceiros associados ao projeto são: o Centro Regional de Artes Vivas em África - CERAV/África; Arterial Network e Cidades e Governos Locais Unidos de África (UCLG África).